O teor alcoólico da cerveja faz diferença?

Compartilhe!

Pouca gente tem a curiosidade de olhar o teor alcoólico da cerveja que está bebendo. Esta informação está sempre impressa no rótulo, e muitos bares e restaurantes também informam o teor alcoólico na carta de cerveja.
Mas fique sabendo que o teor alcoólico tem influência direta no sabor da cerveja. Sem falar na ressaca do dia seguinte para alguns desavisados.
O que é o teor alcoólico?
O teor alcoólico nada mais é do que a quantidade de álcool presente na cerveja. Em média, ele varia entre algo próximo de 4% e 5%, mas algumas cervejas podem ultrapassar os 30%.
Qual é a influência do teor alcoólico?
O álcool deixa os sabores e aromas da cerveja mais perceptíveis. Este elemento ajuda na formação de ésteres, que são compostos derivados da reação entre álcool e ácidos. Os ésteres são responsáveis por dar aroma à bebida. Além disso, o álcool também é capaz de dissolver algumas substâncias da cerveja, que evaporam junto com ele. Essa evaporação também produz aroma.
Cervejas com teor alcoólico mais baixo costumam ser mais leves e de sabores mais simples. Já as cervejas com o teor alto têm características mais complexas. Isso tudo influencia na capacidade de tomar vários goles seguidos, na quantidade de cerveja consumida, e claro, no efeito que a bebida terá no organismo.
No final das contas, tudo se resume ao gosto do cliente e à ocasião. Algumas pessoas têm preferência por cervejas mais leves, menos alcoólicas. E talvez não seja uma boa ideia consumir uma cerveja com alto teor alcoólico em um dia quente na praia, já que o risco de desidratação é maior.
E se o papo é sabor, aroma e variedade, aqui na Riëse você pode ter certeza que vai encontrar cervejas artesanais variadas e de muita qualidade. Para saber mais sobre cerveja, siga a gente nas redes sociais.