Lata de alumínio muda o gosto da cerveja?

Compartilhe!

Lata ou garrafa? Faça essa pergunta na mesa do bar e observe uma discussão longa e acalorada começar. Alguns defensores da garrafa dizem que o alumínio muda o gosto da cerveja. Mas será que é verdade? Já vamos responder na lata: Não. O alumínio não muda o gosto da cerveja. Até mesmo porque dentro da lata existe uma espécie de película que protege o líquido de entrar em contato com o alumínio.

Proteção contra a luz e o oxigênio

Uma das vantagens da lata sobre a garrafa de vidro é que a lata de alumínio protege melhor a bebida da luz e do contato com o oxigênio. Esses dois elementos são capazes de alterar o sabor da cerveja, então, menos luz e menos oxigênio é igual a mais sabor. Não é à toa que vários cervejeiros artesanais estejam preferindo usar a lata em vez da garrafa.

Gás carbônico

Mas como nada nessa vida é perfeito, a lata de alumínio preserva um pouco menos o gás carbônico da cerveja. Calma! Não cante a vitória da garrafa nesse quesito. Entre a garrafa de vidro, a lata e o barril, este último é o recipiente que mais conserva o gás carbônico.

Gela mais rápido

Além de não alterar o sabor da cerveja, a lata de alumínio gela a bebida mais rápido. O alumínio é um ótimo condutor térmico, por isso, espalha igualmente e mais rapidamente as baixas temperaturas por todo o recipiente.

Mais sustentável

A lata de alumínio também é mais ecologicamente e economicamente sustentável. Isso porque a quantidade de energia usada para reciclar o alumínio é bem menor do que a necessária para reciclar o vidro. Além disso, a taxa de reciclagem do alumínio é também muito maior do que a do vidro.

Bom, estão aí alguns argumentos. Mas longe de nós querer pôr um fim à essa discussão tão tradicional. O importante é saber que existem opções para todo tipo de gosto no mercado.

Por falar em sabor, pode ter certeza que todas as nossas cervejas têm isso de sobra. Então, que tal dar uma passada aqui na Riëse? E para mais curiosidades sobre a cerveja, siga a nossa cervejaria nas redes sociais.