Como evitar a ressaca?

Compartilhe!

Você abre os olhos. Imediatamente, você sente uma pressão na cabeça, a boca está seca, o estômago revirando. Você reúne forças e senta-se na cama, nessa hora, tudo começa a rodar. Mas você não tem nem tempo de entender o que está acontecendo, logo você corre para o banheiro impulsionado por movimentos involuntários do seu sistema digestivo. Em frente ao vaso sanitário, você vê a história da noite anterior passar em frente aos seus olhos.

De cara, já pedimos desculpas pela introdução dramática. E, na verdade, nem todo mundo sente os mesmos sintomas quando está de ressaca. O mais importante é que ninguém gosta de ficar de ressaca, e também não é nada saudável e inteligente beber ao ponto de envenenar seu organismo com quantidades enormes de álcool.

Vamos então, começar pelo início. Por que temos ressaca?

O que é a ressaca?

A ressaca é um conjunto de sintomas causados pela desidratação, pelo aumento da quantidade de álcool no sangue e da atividade do fígado, e por alterações no sistema nervoso. O álcool é um diurético, ou seja, ela faz com que eliminemos água mais rápido, no caso, na forma de urina. Além disso, em grandes quantidades, o álcool também diminui a absorção de água pelos rins. Tudo isso leva à desidratação, causa de sintomas como boca seca e dor de cabeça.

O consumo de álcool em excesso também estimula a produção de substâncias que causam inflamação no organismo, o que pode interferir no funcionamento do cérebro, causar alterações no sono e ainda produzir mais suco gástrico do que o normal.

O que fazer para evitar a ressaca?

Para evitar a ressaca, precisamos prevenir todos os males que o consumo excessivo de álcool causa ao organismo. Se o álcool causa desidratação, é importante beber bastante água enquanto consumimos bebidas alcoólicas. Outra dica importante é se alimentar antes de ingerir bebidas alcoólicas. Isso faz com que você não beba além do limite, e também diminui a velocidade de absorção do álcool pelo organismo. Além disso, não misture bebidas. Se você começou a noite com uma cervejinha, não passe para a cachaça ou para o uísque.

Mas a melhor dica, e a mais importante de todas é: beba com moderação. Depois da primeira ressaca, todos nós aprendemos nossos limites. Então, respeite esses limites. Lembrando que com o passar dos anos, o corpo tem ainda mais dificuldade em metabolizar com o álcool.

E você? Ainda cai nessa armadilha de beber demais de vez em quando? Ou já aprendeu a evitar a tão temida ressaca? Isso sem falar na ressaca moral, mas esse é um assunto para outro dia. Para mais dicas como essa, siga a Riëse no Instagram.