A cerveja através dos séculos e das civilizações

Compartilhe!

Imagine a seguinte cena: você acaba de estocar os cereais que cultivou para fabricar pão. Durante a noite cai uma chuva forte. No dia seguinte, faz muito calor. Algum tempo depois, você vai até o local onde armazenou a colheita e sente um cheiro diferente. Você vê que uma parte dos cereais fermentou enquanto estava coberta pelas águas da chuva. Aquele cheiro lhe intriga e você decide provar o líquido que resultou da fermentação dos grãos. Provavelmente, foi assim que a cerveja foi descoberta. E o resto, como você sabe, é história.

Nós separamos alguns fatos e curiosidades históricas sobre essa bebida tão popular no mundo todo.

O Código de Hamurabi

Após a descoberta da cerveja, não demorou muito para a coisa ficar séria. Na Suméria, em 1760 a.C., quem não seguia as leis de fabricação, comercialização e consumo estabelecidas pelo Código de Hamurabi era condenado à morte.

A cerveja no Egito

Por volta de 1600 a.C, a cerveja já havia se tornado alimento para o corpo e para a alma. Nesse período, a bebida era conhecida como o “pão líquido”, e era usada até como pagamento para trabalhadores. Já na religião, os egípcios acreditavam que a cerveja era um líquido sagrado, e utilizavam a bebida também como oferenda em funerais.

Idade Média

Na Idade Média, foram os monges os responsáveis por criar novas receitas e formas de fabricar a cerveja. Se tornou comum adicionar ervas como a sálvia, o gengibre e o lúpulo para dar mais sabor e aroma à bebida. Os monges foram também responsáveis pelo registro das novas receitas, já que eram um dos poucos que sabiam escrever.

A cerveja no Brasil

A primeira cervejaria do Brasil foi aberta em 1640, mas a bebida só se tornou popular em 1810. A primeira notícia sobre a fabricação de cerveja no país data de 1836, e na época, o que chamava a atenção era o custo baixo da bebida, e o longo tempo de conservação da bebida.

Cerveja era “coisa de mulher”

Desde sua criação, a cerveja era vista como um alimento, e por isso, sua fabricação era parte das tarefas domésticas que as mulheres desempenhavam. Essa expertise acumulada durante séculos também garantiu por muito tempo às mulheres o monopólio na administração das tabernas.

A cerveja também faz parte da sua história? O que podemos garantir é que aqui na Riëse, além de experimentar cervejas de altíssima qualidade, você vai viver momentos inesquecíveis. Siga nosso perfil no Instagram para mais artigos curiosos, e também para acompanhar nossa agenda de eventos.